top of page

Os organizadores do Encontro Nacional Mídia e Dimensões Temporais convidam pesquisadores das mais diversas áreas a apresentar artigos para os Grupos de Trabalho abaixo relacionados tendo como pontos de inflexão e motivador as temporalidades individuais e coletivas, assim como os tempos nas visadas da história, filosofia e comunicação. Serão selecionados até 10 artigos por grupo.

GRUPOS DE TRABALHOS

GT

01

Mídia e Dimensões do Tempo - relações com o fenômeno da desinformação e o
negacionismo científico

Ementa:

O Grupo de Trabalho pretende discutir as questões que envolvem o fenômeno da desinformação, como a composição de suas narrativas, as estratégias, a receptividade por parte de público, a sua circulação nas redes sociais e também nos mais diversos meios, as relações históricas e temporais, e os impactos sociais, políticos e econômicos. Além de fomentar o debate sobre a verdade e a pós-verdade, assim como a atuação do jornalismo de verificação e os consórcios de imprensa no combate a desinformação.

 

Nesse contexto, também propõe-se refletir sobre a desinformação científica, o negacionismo científico, a pseudociência, os movimentos antivacina, e as questões científicas e temporais que envolveram a pandemia da COVID-19.



E-mail: gt1midiaedimensoesdotempo@gmail.com
Coordenadores:
Edison Mineiro – Mestre em Comunicação - NUJOC-UFPI
Livia Costa – Mestranda em Comunicação – NUJOC- UFPI

GT

02

Mídia e Dimensões do Tempo - relações com o discurso de ódio, o racismo e a misoginia

Ementa:
O tempo e suas dimensões atravessam os vários fenômenos sociais da sociedade contemporânea. O GT Mídia e Dimensões no Tempo - relações com o discurso de ódio, racismo e misoginia se propõe como um espaço de reflexão de perspectivas, diálogos, teorias, conceitos teóricos-metodológicos com o objetivo de pensar sobre as interações sociais no âmbito virtual que se entrecruzam pelas múltiplas dimensões do tempo, tendo como referência as questões étnico-raciais e seus desdobramentos na contemporaneidade. Desse modo, busca-se contemplar estudos que discutam sobre fatores raciais que atravessam questões de gênero, sexualidade, identidade, religião, classe, nacionalidade, opinião política, entre outros que se estruturem na legitimação do racismo, do discurso de ódio e da misoginia frente às dinâmicas comunicacionais. Diante das discussões do GT, almejamos refletir sobre as desigualdades raciais de modo intersecional na contemporaneidade como uma potencialidade de transformação social.
E-mail: gt2midiaedimensoesdotempo@gmail.com
Coordenadores:
T
haís Guimarães -Mestra em Comunicação- NUJOC- UFPI
Luze Silva- Mestrando em C
omunicação – NUJOC-UFPI
Karolene Veras- Mestranda em Comunicação NUJOC- UFPI

GT

03

Mídia e Dimensões do Tempo - relações com a História Contemporânea

Ementa:

A humanidade vive contínuas transformações no que tange às formas de experimentar o tempo e suas  relações. Nesse processo a mídia situa-se como lugar privilegiado na produção de narrativas contemporâneas, assim, é preciso olhar para mídia a partir de pontos centrais como a temporalidade, as identidades sociais, a tecnologia, as relações de poder e as interações, para que possamos compreender como esta moldou, diante da humanidade concepções de passado, presente e futuro, de modo a perceber como essas representações mediadas afetaram eventos e narrativas históricas. 

A partir da reflexão sobre mídia e representação do passado, este GT se propõe a debater o papel dessas mídias na construção da memória histórica e do esquecimento, como também, a influência das produções midiáticas e/ou audiovisuais na representação de eventos históricos a partir de uma abordagem crítica. Já a partir de uma percepção do presente, o propósito é explorar o papel das mídias sociais na disseminação de informações em tempo real dentro de um debate contemporâneo de polarização mediada. Além disso, o GT busca discutir sobre a influência das narrativas na compreensão do tempo presente. Na perspectiva de uma percepção-antecipação de futuro, o Grupo de Trabalho propõe-se a debater sobre as representações de futuro desenvolvidas pelas mídias, como também, sobre os desafios éticos na incorporação da mídia à escrita da história, além dos estudos de caso sobre eventos históricos influenciados pela mídia.

Assim, este GT visa explorar e compreender o poder das mídias na formação de narrativas contemporâneas, sobretudo em um cenário de mudanças climáticas extremas, pós-pandêmico, e em um contexto recente de polarização política no Brasil e no mundo.



E-mail: gt3midiaedimensoesdotempo@gmail.com
Coordenadores:
Profa. Dra. Ranielle Leal – UESPI E NUJOC-UFPI
Profa. Ms. Thamyres Oliveira – UESPI ( Doutoranda)
Camila Fortes- Mestra em Comunicação ( NUJOC-UFPI) e Doutoranda (Fiocruz)

GT

04

Mídia e Dimensões do Tempo - na vida plataformizada

Ementa:
As performances e temporalidades da cultura cibernética e comunicação em rede impõem aos sujeitos experiências midiáticas singulares e perspectivas plurais de dimensões do tempo.  Esse GT tem como objetivo pensar as dinâmicas de sociabilidade contemporâneas que tem a comunicação plataformizada como interconexão de vidas e modos de existência. Nesse sentido temos como foco de discussão trabalhos que tenham como observáveis refletir a vida e a relação da mídia e dimensões do tempo nas plataformas comunicativas e informacionais, redes sociais digitais, aplicativos de sociabilidade e comunicação cibernéticas.   

E-mailgt4midiaedimensoesdotempo@gmail.com
Coordenadores:
Profa. Ms.Thalyta Arrais- Mestra em Comunicação (NUJOC-UFPI) e Doutoranda(UFPI)
Prof. Ms
. Pedro Júlio Oliveira-Mestre em Comunicação(NUJOC-UFPI) e Doutorando (UFC)

GT

05

Mídia e Dimensões do Tempo - subjetividades e identidades 

Ementa: 
A relação entre mídia e tempo é complexa e fundamental para entendermos a produção de subjetividades e identidades na sociedade contemporânea. Movido por estas preocupações teóricas, o GT busca explorar as interseções entre esses temas, examinando como a mídia molda nossa percepção do tempo, influencia nossas identidades individuais e coletivas, e desempenha um papel crucial na construção das subjetividades. São de interesse do GT tanto trabalhos de articulação teórica quanto estudos de caso ou proposições de ferramentas conceituais teórico-metodológico. O GT destaca como alvos privilegiados de análise pesquisas que versem sobre os regimes midiáticos, suas arquiteturas temporais e seus entrecruzamentos com a produção de identidades e subjetividades.

E-mail: gt5midiaedimensoesdotempo@gmail.com
Coordenadores: 

Prof. Ms. Vinicius Ferreira - Mestre em Comunicação e Cultura e Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ

Prof. Dr. Maria Lívia Roriz – Mestre em Psicologia Social pela UERJ, Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-Doutorado em Psicologia e Sexualidade Humana pela Universidade do Porto 

bottom of page